Mostre como a inibição das células receptoras varia com a distribuição da luz pela retina.
CAPITULO 6.
1º A) Que é inibição lateral?
É quando os omatidios vizinhos se suprimem mutuamente, ou seja, a presença da luz em um omatidio diminui a atividade de reação á luz nos receptores próximos. Ou seja, quando dois omatidios estão próximos e são iluminados ao mesmo tempo cada um descarrega menos impulso, o que não aconteceria se não estivessem tão próximos.
B) Discuta como ela melhora a percepção de contraste e de detecção de contornos na visão humana com base na atividade do olho do limulus.
O sistema visual do olho do limulus leva a compreensão das interações neurais com relação à percepção de contornos, esclarecendo que a nível ganglionar quando as células neurais disparam ocorre uma grande interação lateral. Assim pela inibição lateral as células da retina humana afetam a atividade umas das outras, interferindo, com isso, a percepção de bordas e limites.
C) Mostre como a inibição das células receptoras varia com a distribuição da luz pela retina.
Na retina ocorrem interconexões ganglionares e as células neurais existentes nessa região são afetadas tanto pela iluminação que recebe quanto pela estimulação de fotorreceptores vizinhos. Quanto maior a iluminação, mais forte o efeito inibidor.
2º A) Que é uma banda de Mach?
É a região ilusória que demonstra brilho aumentado e reduzido. Sendo exemplos de processos que ocorrem nas regiões de maiores alterações da luminância, fazendo com que o contraste físico que já existe na borda ou na margem fique mais acentuado.
B) Relacione as percepções das bandas de Mach á inibição lateral das células ganglionares retinianas.
Na percepção das bandas de Mach ocorrem mudanças bruscas na iluminação, havendo limite em uma área mal iluminada e uma área brilhante refletidas no olho – nos limites e margens de padrões luminosos levando a percepção das bordas e formas.
Na inibição lateral também ocorrem resultados referentes ao brilho onde a partir da estimulação dos