Percepção dos usuários de um centro de saúde do município de belo horizonte sobre o serviço
Cristina Maria P. O. Martins [1] cristutoraufmg@gmail.com Denise Vianna Amador [2]
Deniseviannaamador@hotmail.com
Centro de Saúdel - Distrito Sanitário: Barreiro
È notório o direito da população a um serviço de saúde de qualidade no Brasil. Esta afirmativa está pautada na Constituição Federal Brasileira de 1988, que cria o Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentada pela Lei Orgânica de Saúde n º8080/90.
Dentro deste contexto, a equipe do Centro de Saúde Tirol procura de todas as formas a qualificação e humanização do atendimento. Para que este propósito seja alcançado os profissionais são incentivados a buscarem o conhecimento dentro e fora da Unidade. Encontros semanais fazem parte desta rotina, reuniões, estudos de casos e trocas de experiências são as formas encontradas para qualificar os profissionais envolvidos com o processo saúde-doença da população.
A busca da qualidade leva a refletir sobre a satisfação do usuário com relação ao serviço que é o objeto de atenção. A opinião do usuário sobre o serviço prestado por esta Unidade é relevante, pois a avaliação da assistência a saúde só será confiável se mensurado o grau de satisfação daquele que a utiliza, e a partir deste olhar é possível planejar e traçar metas que visem a humanização e a qualificação do atendimento, dentro de uma nova lógica, que lhe atribui maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população.
Objetivos
Os objetivos deste estudo foi mensurar o grau de satisfação do usuário em relação as mudanças ocorridas com a implantação do Programa de Saúde da Família e o seu grau de conhecimento sobre a nova abordagem do profissional da saúde
Metodologia
O estudo foi desenvolvido na área da abrangência do Centro de Saúde Tirol, localizado no Distrito sanitário Barreiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, em espaços públicos, ruas, avenidas, praças e supermercados.