Familia e suas transformações
A FAMILIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES
QUESTÃO 1
Ao estudarmos A relação entre pais e filhos através dos tempos vimos, no item Influências socioeconômicas no relacionamento, que em tempos passados, “embora os pais nutrissem sentimentos de afetividade para com seus filhos, a forma de expressar tais sentimentos era reprimida pelos padrões da época.” Reflita sobre a forma como expressamos hoje os nossos sentimentos na relação familiar. Você acredita que a pós-modernidade possibilitou melhoras na comunicação familiar? Nossa comunicação intra-familiar tem ocorrido em bom nível emocional ou nos comunicamos apenas na esfera social e tecnológica? Que vantagens e desvantagens há na liberdade com a qual crianças e adolescentes se comunicam com os adultos?
RESPOSTA 1
A comunicação com os pais melhorou, mas essa relação será boa emocionalmente dependendo da base familiar que cada indivíduo recebe e de acordo com a estrutura familiar, conseqüentemente isso irá refletir em todos os níveis sociais. Atualmente a relação pais / filhos é mais centrada no diálogo, nas demonstrações de carinho explícito em público. Com o advento da tecnologia é possível localizar os filhos a qualquer momento, trocar mensagens via celular, internet. Isso possibilitou aos pais / filhos uma comunicação maior, mesmo que aja distância.
QUESTÃO 2
Em sua classificação da história da família, o filósofo alemão Friedrich Engels compara o período que ele denominou de Estado Selvagem à “infância da humanidade”. Nesse período, entre outras características, “cada homem pertencia a todas as mulheres e cada mulher era de todos os homens”. Mudando o foco da história da humanidade para a vida pessoal, podemos notar que mesmo quando alcançamos a idade adulta, vez ou outra apresentamos comportamentos infantis. Em situações mais especificas, algumas pessoas conservam por toda a vida atitudes que só se justificariam numa criança, numa espécie de perturbação de comportamento ou