Musicoterapia no ambito escolar
A avaliação a percepção do desenvolvimento durante a fase de lactente é muito importante , merecendo sempre muita atenção.
Na criança especial, o objetivo desta observação é poder, facilitar e sistematizar, através da identificação e da interpretação, o desenvolvimento psicomotor do lactente. Todo o desenvolvimento aqui é de grande importância, não somente para aquisição de habilidades, como também para possibilitar ao deficiente um melhor convívio social.
Partindo das teorias de Piaget, Wallon, Vítor da Fonseca e Gesell & Armatruda, pode-se constatar que todo desenvolvimento psicomotor, durante a fase de lactente, está relacionado ao movimento e ao relacionamento que este desenvolve com o meio. Nesta fase, é relevante o fato de que a maior parte dos movimentos realizados pelo lactente são espontâneos, devido aos reflexos da própria fase.
Em estudos feitos sobre o ritmo[1], pude confirmar o quanto o ritmo é algo vivo , espontâneo e que proporciona, com facilidade, o movimento.
Relacionando a teoria do desenvolvimento psicomotor, dos movimentos espontâneos com os recursos musicoterápicos, pude perceber o quanto o ritmo auxiliava os clientes, neste tipo de tratamento.
Os atendimentos ocorreram em settings[2] diferentes, em tamanho e recursos disponíveis, com a intenção de demonstrar se essa diferença poderia vir a interferir de alguma forma no tratamento, e como o Musicoterapeuta pode desenvolver o mesmo trabalho com diferentes recursos.
O projeto piloto foi desenvolvido tendo como objetivos:
Geral: Investigar a interferência de diferentes modelos de setting musicoterápicos no desenvolvimento