Percepção da dor
A dor é muito mais do que uma sensação física causada por um estímulo específico. A experiência da dor é complexa envolvendo componentes físicos emocionais e cognitivos.Dor é algo subjetivo e altamente individualizado. Estimulo da dor pode ser de natureza física ou mental . A dor é exaustiva e exige muito da energia de uma pessoa ,podendo interferir nas relações pessoais e influenciar no significado da vida . Dor é algo que não se pode mensurar objetivamente como um exame de sangue. Só o paciente sabe se a dor está presente e como é essa sensação .Não cabe ao paciente provar que esta sentindo dor , é responsabilidade do enfermeiro aceitar o relato de dor dos pacientes. Mecanismo Fisiológico da Dor
De acordo com Kazanowski e Laccetti (2005) tanto sistema nervoso central quanto o sistema nervoso periférico compõe o sistema nociceptivo. A esse respeito, Smeltzer e Bare (2002) afirmam que o sistema nociceptivo é o responsável pela percepção e condução do estímulo doloroso.
"Dentre os mecanismos e estruturas nervosas envolvidas na transmissão das percepções dolorosas para a área do cérebro que interpreta a dor, ou a partir dela, estão os nociceptores ou receptores e mediadores químicos da dor" (SMELTZER; BARE, 2002, p.169).
Uma vez que, o estímulo doloroso é transmitido por nociceptores até a medula espinhal, este não é transmitido diretamente para o cérebro. Antes, é necessário que tal estímulo atinja estruturas localizadas na região de corno dorsal, presentes na medula espinhal, denominadas portões. Os portões exercem papel ativo no controle da dor; quando estes permitem a passagem do estímulo doloroso, a transmissão é realizada pela via ascendente de dor até atingir o córtex cerebral. (KAZANOWSKI; LACCETTI 2005)
A dor pode se manifestar em diferentes níveis de intensidade e locais, se diferenciando também, de acordo com sua causa e tempo de manifestação.
A exemplo, a dor aguda e a dor crônica que se diferem uma da outra em sintomas e