COMPARATIVO ENTRE O MODELO OSI E TCP/IP
Inicialmente o modelo de referência foi o OSI, que foi criado em meados dos anos 70. O OSI tem como característica ser um modelo teórico, onde é muito bem definida a função de cada uma das sete camadas ordenadas: aplicação (camada 7), apresentação (camada 6), sessão (camada 5), transporte (camada 4), rede (camada 3), enlace (camada 2), física
(camada 1),
O Modelo TCP/IP é um conjunto de protocolos, é dividido em 4 camadas, são elas: aplicação, transporte, rede e física. Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas.
O princípio fundamental do modelo em camadas é permitir que cada protocolo possa funcionar na sua camada, respeitando apenas as ligações com as camadas adjacentes e a equivalência com a aplicação na máquina de destino.
• PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA CAMADA
CAMADA DE APLICAÇÃO:
É a camada que fornece a interface entre as aplicações que utilizamos e o usuário. Os protocolos da camada de aplicação são utilizados para troca de dados entre programas executados nos hosts de origem e de destino.
HTTP: O HTTP (HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto) é o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet. Por isso, os endereços dos websites (URL) utilizam no início a expressão "http://", definindo o protocolo usado. Esta informação é necessária para estabelecer a comunicação entre a URL e o servidor Web que armazena os dados, enviando então a página HTML solicitada pelo usuário.
FTP: O FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de
Arquivos) é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo um dos protocolos mais usados. Uma máquina (cliente), solicita os serviços, o servidor recebe o pedido, analisa e responde a solicitação.
CAMADA DE APRESENTAÇÃO: