Educação Física
Exercícios na bola suíça sobre a percepção da
Dor lombar em estudantes de educação física
Objetivo: Analisar os efeitos causados de um programa realizado através de 6 meses, com a bola suíça, através da percepção de dor dos alunos.
Descrição do Protocolo: Estudantes de Educação Física ativos realizaram exercícios com a bola suíça
Variáveis: Estímulos gradativos relacionados ao tempo de permanência nos exercícios
Resultados: observou-se uma diminuição, estatisticamente significativa de 50%, na percepção da dor lombar durante a realização de exercícios abdominais e de outros tipos de esportes e de atividades físicas, a percepção de dor lombar na permanência em pé ou sentada também diminuiu após as seis semanas de exercícios com a bola Suíça, esta diminuição não foi estatisticamente significativa.
A percepção geral da dor lombar, considerando-se a percepção da.
Dor lombar pelos estudantes, após o treinamento em termos gerais, houve.
Diminuição na percepção da dor lombar em 50% da amostra, sendo que a diminuição da percepção da dor lombar foi estatisticamente significativa apenas para as mulheres.
Implicações: Essa pesquisa abrangeu exercícios recomendados pela literatura, analisando a percepção global da dor diferentes de outras pesquisas que abordam o efeito individual de cada exercício. O efeito da instabilidade na estimulação eletromiográfica dos músculos abdominais, paravertebrais e dos membros.
Superiores e inferiores, durante a realização de exercícios abdominais, resistidos ou.
De equilíbrio em superfícies instáveis. Em outro estudo autor associou diretamente a
Bola suíça à dor lombar, porém sem programa de intervenção. Na literatura em geral são
Necessários exercícios de recondicionamento muscular e de fortalecimento da musculatura do tronco para o tratamento da dor lombar e que o treinamento de estabilização estática é um meio ideal de melhorar o recrutamento dos músculos das