Percepção- aplicações à aprendizagem (síntese)
De acordo com a psicologia da Gestalt, há vários modos de aprender a partir dos princípios estabelecidos pela percepção:
Aprendizagem por gradação. Perceber a forma total, a Gestalt das coisas e estabelecer gradação entre suas partes.
Ex.: É aconselhável que, durante o ensino, apresentem-se frases e palavras para que a criança faça a relação de gradação para que se possa aprender a ler com maior êxito. (Kohler, R. Grisi)
Aprendizagem por diferenciação. Quando um elemento é apresentado em diferentes situações, a mente o destaca. Ele passa a ser o mais notado entre os demais, é a figura, enquanto os demais constituem o fundo (princípio da unidade dentro da variedade de diferentes situações).
Ex.: Durante a alfabetização de uma criança, apresenta-se a mesma palavra em sentenças diferentes, para que essa palavra se destaque dentre as demais. Lili tem uma pata. A pata nada no lago.
As penas da pata são brancas.
Obs.: Há também o princípio da variedade dentro da unidade de situação, quando se introduzem alguns fatores novos, a figura, entre os já conhecidos e muito repetidos, o fundo.
Ex.: Lalau tem boné. Olhe a bola. Lili tem uma boneca. Olhe a bolo.
Aprendizagem por assimilação. Segue-se ao processo de diferenciação, ou seja, quando uma parte da situação total (estrutura ou Gestalt) é destacada pelo processo de diferenciação, tornando-se figura, a qual pode se reunir a outras figuras, diferenciadas de outros todos (estruturas), vindo a constituir novas estruturas pelo processo de assimilação.
Ex.: Na leitura, uma criança é capaz de escrever a palavra camelo, por ater aprendido anteriormente as palavras boneca, menino e lobo.
Obs.: Insight é uma palavra que se aplica significando: “achar subitamente a solução para uma situação difícil”, “perceber relações entre os elementos de uma situação”, “ver dentro da situação”. Pode ser