PROJETO TANGRAM: DIVERSÃO E ARTE
IDENTIFICAÇÃO:
Escola – EREM DE BEBERIBE
Público alvo – Ensino Fundamental e Ensino Médio
Tema gerador: Tangram: Diversão e Arte
Professor:. Diogo Rogério Moço da Silva
JUSTIFICATIVA
Trabalhar de forma lúdica em sala de aula é cada vez mais necessário, pois a escola é o espaço que desenvolve capacidade intelectual, física e sua sociabilidade: é ainda o lugar onde aprimora sua capacidade de expressar-se e de criar. Contribui, ainda, para o aprimoramento da percepção e da consciência estética.
A matemática é uma ciência que proporciona experiências desafiantes, a todas as pessoas que a percebem como arte.
Todavia, é muito mais proveitosa a aula, quando há troca de experiências entre todos na sala. Onde os alunos possam desenvolver as habilidades de comunicação, formulação de hipóteses e criticidade. Assim, o professor não está, simplesmente, ensinado o conteúdo desejado, mas também, formando cidadãos atuantes, com criatividade para desenvolver possíveis problemas, que venham a aparecer em sua vida.
Levando em consideração a dificuldade de grande parte dos alunos, no aprendizado de matemática, e, acreditando nos materiais manipulativos, especialmente os jogos, o Tangram contribui para a formulação de conceitos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, resolvi elaborar este projeto, que terá como tema principal O TANGRAM, que é um jogo milenar, que exige astúcia e reflexão. E, de sua simplicidade nasce sua maior riqueza; pelo corte de um quadrado sete peças criam, juntas, formas humanas, abstratas e objeto de diversos formatos.
O Tangram é um grande aliado no ensino de geometria plana, mas suas aplicações não se restringem somente ao estudo das formas geométricas, pois, pode ser utilizado como um jogo de construção e fixação de diversos conteúdos.
Portanto, a finalidade deste trabalho é mostrar o desenvolvimento e sua experimentação em sala de aula e fora dela, que permite aos educandos