Percepção Ambiental e Conflito Ambiental
Percepção ambiental pode ser definida como sendo uma tomada de consciência do ambiente pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo (1).
Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive. As respostas ou manifestações daí decorrentes são resultado das percepções (individuais e coletivas), dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa.
Desta forma, o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, anseios, satisfações e insatisfações.
As Unidades de Conservação devem atuar não somente na preservação dos recursos naturais, mas, também, como locais de aprendizagem e sensibilização da comunidade acerca da problemática ambiental. Um fator fundamental para o sucesso desse processo é adequar o programa às percepções de diferentes grupos de pessoas. O objetivo central está em apresentar a percepção ambiental como um instrumento metodológico para a aplicação da educação ambiental. A fundamentação tenta justificar, também, a importância de se aplicar a pesquisa da percepção ambiental principalmente em unidades de conservação onde já existam projetos de educação ambiental. A análise da percepção ambiental em Unidades de Conservação auxilia na avaliação de sua eficácia e conseqüentemente contribui para o aperfeiçoamento do projeto. Ao se realizar esse tipo de levantamento torna-se mais fácil corresponder às expectativas dos participantes ou atender melhor as suas reais necessidades, favorecendo à adoção de um comportamento conservacionista e conseqüentemente contribuindo para uma conservação mais efetiva da natureza.
CONFLITOS AMBIENTAIS
Conflito ambiental sao " aquelas situaçoes onde ha confronto de interesses representados por diferentes atores