Proteção para o uso eficiente e seguro da Internet
Sem dúvida, a humanidade está posta diante de mais uma nova era: "A era digital". Ainda uma novidade com muitas particularidades e aspectos a serem explanados, debatidos e revisados, onde a forma de relacionamento interpessoal se torna um paradoxo entre um vínculo estreito e ao mesmo tempo abstrato e o direito à privacidade, um conceito a ser posto em questão.
Como toda a tecnologia a Internet tem os seus benefícios, mas também seus malefícios. O uso da Internet na educação, a meu ver veio só acrescentar. Facilitou a pesquisa, estimulou a leitura, e ao mesmo tempo está inserindo os alunos na era da informática e na pesquisa digital.
A questão é como usar apropriadamente essa nova tecnologia em nossas escolas, onde não existem pessoas totalmente capacitadas para esse fim. Ensinar utilizando a Internet exige uma forte dose de atenção do professor. Diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação. Os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis, de endereços dentro de outros endereços, de imagens e textos que se sucedem ininterruptamente. Tendem a acumular muitos textos, lugares, idéias, que ficam gravados, impressos, anotados. Colocam os dados em seqüência mais do que em confronto. Copiam os endereços, os artigos uns ao lado dos outros, sem a devida triagem.
UNI 3
O uso da informática na prática pedagógica
O uso da informática na prática pedagógica tornou-se assunto do dia-a-dia escolar. Percebe-se claramente uma grande preocupação política educacional com a formação e qualificação dos professores, exemplo disto, são as últimas ações do governo voltadas sobre formação continuada, equipamentos tecnológicos e a inserção de laboratórios de informática em muitas escolas. É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e