Criptografia De Dados
Criptografia de dados
Conceito
Pelo Entendimento da matéria é a situação da codificação de dados em informações aparentemente sem sentido, para que as pessoas não consigam ter acesso ás informações que foram cifradas. Há vários usos para a criptografia em nosso dia – a – dia :
Proteger documentos secretos,
Transmitir informações confidenciais pela internet ou por rede local, etc.
Ou seja, Enviar arquivos ou trocar mensagens sigilosas na internet sem proteção é um risco. Isso porque há diversos serviços que monitoram atividades dos usuários, sem contar outras pessoas mal-intencionadas que estão sempre dispostas a "roubar" informações. Para evitar que seus dados caiam em mãos erradas, no entanto, há uma série de aplicativos que criptografam as informações, tornando-as bem mais difíceis de serem lidas.
Ou seja voltamos a estaca zero novamente porque nunca vamos prevenir a situações dos ataques, mesmo criptografados ou não, sempre teremos que mitigar a situação e dificultar o acesso ao dados.
Métodos e Modelos
De acordo com o tipo de chave usada, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas grandes categorias: criptografia de chave simétrica e criptografia de chaves assimétricas.
Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA.
Criptografia de chaves assimétricas: também