Criptografia de Dados
A criptografia, nada mais é que um método de armazenar e transmitir dados de uma forma que somente as pessoas autorizadas como, por exemplo, os destinatários, possam ler e processar. É considerada a ciência de proteção da informação através da codificação em um formato ilegível. Contudo, a maioria dos algoritmos (na realidade todos) podem ser quebrados e a informação revelada se o atacante tiver tempo e recursos suficientes. Chegamos então às primeiras duas conclusões muito importantes e com elas vamos romper um velho mito usando por entusiastas de acesso indevido à informações:
1 Não existe um método de criptografia que não possa ser quebrado.
2 O real objetivo da criptografia é fazer com que conseguir acesso à informação, seja tão trabalhoso e leve tanto tempo, que o atacante sinta-se desestimulado e desista.
Historia O primeiro método para criptografia de dados (Método Criptográfico) surgiu mais ou menos 4000 anos e durante toda a história da humanidade, pessoas e governos vêm trabalhando de diversas formas, para proteger suas comunicações através desses métodos de cifragem. Com toda essa dedicação, foram construindo modelos criptográficos cada vez mais complexos e eficazes. Novos métodos e novos algoritmos vêm sendo desenvolvidos e como conseqüência desse trabalho e da alta demanda de segurança, a criptografia tornou-se de fato parte integrante do mundo da TI.
Os métodos de criptografia começaram com mensagens esculpidas em madeiras ou pedras e passadas para as pessoas que tinham os meios necessários para decifrar as mensagens. Muitos anos depois, a criptografia é feita através de "stream" de código binário sobre cabos de rede LAN, WAN, ondas de rádio e etc (Ainda bem!). Mas, o primeiro registro de alguém que usou um mecanismo para cifrar dados, aconteceu no Egito em 2000 a.C. Nessa época, hieróglifos eram usados na decoração de túmulos (eles contavam histórias da vida dos faraós). Só que a