elementos influenciadores
Alternativas: são ações que independente dos interesses das outras partes, podem ser realizadas apenas por uma das partes. É necessário levantar algumas questões para que se possa identificar alternativas.
Opções: são maneiras e formas criativas de se utilizar os diferentes interesses para criar valor.
Legitimidade: Refere-se à percepção de justiça do acordo ou a proposta realizada. Envolve os conceitos de justiça e equidade.
Compromissos: são declarações sobre as intenções do que as partes pretendem fazer no futuro, pode revela-se uma estratégia melhor de longo prazo.
Relacionamentos: se refere à como as partes se relacionam dentro e fora da negociação. É fundamental que seja feito um levantamento sobre o histórico dos relacionamentos entre as partes e a preservação e manutenção de um bom relacionamento ao longo de todo o processo.
Comunicação: A comunicação é um processo de interação social através de símbolos e sistemas de mensagens.
Tempo: O tempo é considerado importantíssimo ao longo da negociação, apresentando grande valor percebido pelas diversas culturas, independente dos objetivos estabelecidos pelas partes.
Conformidade: refere-se a uma base legal, coerente, necessária para que o acordo seja viável.
Contexto: Trata-se de identificar como se apresenta os cenários político, econômico, social, ambiental, cultural, religioso, comercial, dentre outros, onde se desenvolve o processo de negociação.
Interesses: São as necessidades, desejos, esperanças e tipos de motivadores das posições das partes, e o problema da negociação está no conflito entre as necessidades, desejos, interesses e temores de cada uma das partes.
Alternativas: são ações que independente dos interesses das outras partes, podem ser realizadas apenas por uma das