PERCEPÇÃO AMBIENTAL: A POLUIÇÃO DA LAGOA CAIÇARA EM SÃO JOSÉ DA TAPERA - AL
DA TAPERA-AL.
Bruno Rafael Ferreira Figueiredo – UFAL bruno.rafael.f@hotmail.com Cristovão Pereira Lira – UFAL
Cccristof_153@hotmail.com
Francisca Maria Teixeira Vasconcelos
Professor Assistente – Curso de Geografia / UFAL francisca.ce@bol.com.br Resumo
O presente trabalho discute a poluição ambiental a partir do exercício da percepção. São apresentados alguns aportes teóricos para discussão dessa temática, haja vista a sua importância para a vida em sociedade. O método fenomenológico proporcionou um contato direto com objeto estudado e com a comunidade que está em seu entorno. A lagoa Caiçara está localizada no município de São José da Tapera – AL e, assim como os demais rios e lagos do Brasil tem se tornado verdadeiros esgotos a céu aberto. Tentando entender os motivos que fizeram com que a população despertasse esse sentimento de indiferença com este corpo hídrico, buscamos analisar quais foram os principais contribuintes nesse processo.
Fica então perceptível que ocorrências como o despejo de efluentes, a dessedentação de animais e ações errôneas da própria população, sobretudo, ao entorno da lagoa, gerou ao longo dos anos um desconforto com a sua presença. Deste modo a partir desse estudo propomos algumas ações a serem desenvolvidas com a comunidade e de solicitação ao poder público local para que este recurso hídrico tão importante do ponto de vista sociocultural e ambiental não venha a tornar-se um empecilho na vida da comunidade, provocando inclusive algumas doenças e tendo a sua existência ameaçada.
PALAVRAS-CHAVES: Poluição ambiental, lagoa Caiçara, relação de indiferença.
INTRODUÇÃO
O processo de transformação do ambiente, bem como os problemas ambientais é algo antigo que nos remete ao processo de formação do planeta terra. No entanto, é a partir do surgimento do homem e do seu domínio técnico que os danos começam a serem avassaladores. Trabalharemos