Pequenos Mamíferos
Procyon cancrivorusFamília
Pertence à ordem carnivora e à família Procyonidae. Carnívoros contém 240 espécies em 7 famílias. 2 não existem no novo mundo: hienas (hyenidae) e mangustos (viverridae). São divididos em duas sub-ordens: Canniformia (cães, ursos, guaxinins e doninhas) e Feliformia (gatos, mangustos e hienas).
Quatis, guaxinins, olingos e juparás fazem parte da família dos procionídeos, que existem apenas no novo mundo. Não há consenso em relação ao número de espécies nessa família, com alguns autores considerando algumas raças como espécies distintas, então número de espécies na família varia de 8 a 20. Algumas espécies asiáticas como os pandas vermelhos e até os ursos pandas chegaram a ser incluídos nessa família, mas hoje estão classificados em famílias distintas. Procyon significa "canina", e os procionídeos, juntamente com os pandas e ursos, se originaram de antigos membros da família dos canídeos.
Estão entre os menos carnívoros da ordem Carnívora, por isso nos dentes de muitas espécies faltam especializações para comer carne encontradas em outras espécies da ordem carnívora. Tem cinco dedos nos pés e nas mãos e são altamente arbóreos. Todos são animais de médio porte, com 1 a 8Kg, possuem focinhos pontudos e olhos totalmente voltados para a frente, com cabeças pequenas e orelhas arredondadas. Tem boa visão noturna, boa audição e excelente olfato, usado para encontrar alimentos e na comunicação entre indivíduos. Todos, exceto os juparás, tem glândulas anais usadas para marcação de territórios e reconhecer indivíduos, podendo ser usado para defesa em algumas espécies como os olingos. São bastante onívoros e algumas espécies se alimentam de lixo em áreas urbanas. Sua carne tem gosto parecido com a carne de porco e muitas pessoas os caçam para comê-los. São importantes dispersores de sementes, como controladores de populações de insetos e roedores e como presas para predadores de grande porte.
Características