Mercosul e Alca
O Mercosul – mercado comum do sul – popularmente conhecido com mercosul, criado em 1991, com a finalidade de aumentar as relações entre os paíse da América do Sul, relações comercias, pois o Mercosul nada mais é do que um bloco econômico. Existe em toda sua extensão territorial cerca de 275 milhões de habitantes, 70% da população da população da América do Sul, o seu PIB (produto interno bruto), é de 3,3 trilhões de dólares, valor que corresponde a 83,2 % do total da América do Sul. Suas fronteiras são de aproximadamente 12,7milhões de km², 72 % da área total da América do Sul.
Os principais países que compõem o bloco são Brasil, Uruguai, Paraguaia, Argentina, Venezuela. O Paraguaia foi suspenso, por causa da deposição do ex- presidente Fernando Lugo, mas retornou depois das eleições que houve no país em 2013, ano em a Venezuela passou a fazer parte do grupo.
Há três tipos de categorias de membros que compõem o Mercosul, os membros plenos, membros associados e membro observador. Os membros associados fazem parte mais não possuem poder de decisão, são membros associados o Equador, Bolivia, Chile, Peru e a Colômbia. E o único membro observador é o México. Está previsto para o ano de 2014 a inclusão da Bolivia, que deixará de ser membro associado e se tornará membro pleno.
No atual momento o Mercosul está passando por um processo de reformulação, que tem por base a reginalização, é uma estimulação não só ao comércio, visa também as trocas com países membros.
No tocante a expansão, o Brasil vem apliando grandemente as suas relações com os países vizinhos. Há uma crescente implantação de empresas multinacionais, essas empresas tem por finalidade expandir seus negocios para todos os países que fazem parte do Mercosul. Há ainda um aumento do mercado de turismo, até meados dos anos 80 a grande maioria de turistas que vinham ao Brasil, eram da Europa e dos Estados Unidos, mas com o advento do Mercosul, isso mudo significativamente, hoje encontramos com mais