MercoSul
Criado em 1991, o MERCOSUL é composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países sul-americanos que adotam políticas de integração econômica e aduaneira. A ALCA surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). Uma das principais barreiras enfrentadas pelo bloco do MERCOSUL é decorrente da pressão do governo norte-americano em implantar a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).
Blocos Econômicos :
MercoSul
Blocos econômicos, é um acordo intergovernamental países fazem entre si com o objetivo de facilitar as transações comerciais entre as nações envolvidas, por meio de incentivos fiscais e redução de tarifas alfandegárias. A formação de blocos econômicos regionais em modalidades semelhantes às existentes no mundo atual ocorreu, pela primeira vez, próximo ao final da 2ª Guerra Mundial. Eles servem para aproximar e estimular a relação entre esses países proporcionando o crescimento mútuo. O comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce, com vantagens como: A redução ou eliminação das tarifas ou importação; e Produtos mais baratos; e desvantagens como: Desemprego; Diminuição da produção de empresas.
O Brasil é um dos participantes do MercoSul(Mercado Comum do Sul), O MercoSul foi estabelecido em 1991, a assinatura do contrato aconteceu em assunção, o bloco é formado por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. A Venezuela tenta entra no grupo; e alguns países como; Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, podendo participar das reuniões, no entanto, não possuem direito de voto.
A formação desse bloco proporcionou a livre circulação de bens, serviços e produtos entre os Estados