Anelideos
São animais triblásticos, celomados, segmentados, simetria bilateral e deuterostômios. Com sistema digestório completo.
(Mateus) Algumas características principais dos mamíferos é a presença das glândulas sudoríparas que atuam no mecanismo de termo-regulação, garantindo a manutenção das taxas metabólicas. São também endotérmicos, ou seja, o calor que necessitam provém do seu metabolismo. Outra importante e exclusiva característica da classe Mamallia é a presença das glândulas mamárias, que secreta o leite garantindo a nutrição das crias. O desenvolvimento dos mamíferos ocorre no interior do útero materno, com exceção apenas dos monotremados. As relações entre o embrião e o corpo materno são desempenhadas por um novo anexo embrionário, a placenta. Através dela que o embrião recebe alimentos, faz troca gasosas e também elimina o CO2 e a uréia, por exemplo. Há também a presença de uma membrana muscular que separa o tórax do abdômen, o diafragma, que também participa da ventilação dos pulmões.
Todos os mamíferos apresentam fecundação interna, e são dioicos. De acordo com a reprodução podem ser divididos em três grandes subclasses:
(Julian) 1º- Prototério ou monotremados, são os ovíparos. A subclasse com a menor diversidade. São os mamíferos mais primitivos, com ainda algumas características dos repteis, como a oviparidade e a cloaca. São representados pelos ornitorrincos e équidna. As glândulas mamariam desses animais