crónica dos bons malandros
Com algumas excepções, todos os mamíferos e todas as aves são animais de sangue quente, e todos os répteis, insectos, aracnídeos, anfíbios e peixes são animais de sangue frio. Mas o que exactamente isto quer dizer? A temperatura do sangue de um animal está relacionada à temperatura de seu corpo.
Criaturas de sangue quente, como aves e mamíferos, tentam manter o interior de seus corpo a uma temperatura constante. Fazem isso gerando seu próprio calor quando estão em um ambiente mais frio e esfriando-se quando estão em um ambiente mais quente. Para gerar calor convertem a comida que comem em energia. Precisam comer muita comida em comparação aos animais de sangue frio para manter constante a temperatura de seu corpo. Apenas uma pequena parcela da comida que um animal de sangue quente come é convertida em massa corporal. O restante, a grande percentagem, é utilizado como combustível para a manutenção da temperatura constante.
Nenhuma surpresa, portanto, em medir o combustível aquecedor do corpo em calorias... Criaturas de sangue frio têm a temperatura do ambiente que as cerca. Estão quentes quando seu ambiente é quente e frias quando seu ambiente é frio. Nos ambientes quentes o sangue das criaturas de sangue frio é muito mais aquecido que o das criaturas de sangue quente (não se engane, portanto, com o nome). Animais de sangue frio são muito mais activos em ambientes quentes e bem mais “moles” em ambientes frios. Isto é porque sua actividade muscular depende de reacções químicas que se processam rapidamente no calor e vagarosamente no frio. Um animal de sangue frio pode converter muito mais do que come em massa corporal do que um animal de sangue quente.
Para manter-se frios os animais de sangue quente transpiram ou ofegam para perder calor por evaporação de água. Podem esfriar, também, movendo-se para uma área sombreada ou molhando-se. Apenas os mamíferos transpiram. Os primatas (homens, macacos e micos) têm glândulas