SPED CONTRIBUIÇÃO
Para da foque na atividade principal do seu negócio, todo empresário precisa cuidar de algumas formalidades, especialmente a contabilidade. Hoje existe um assunto no mundo atual da contabilidade, este assunto é o SPED e suas variações: SPED Contábil, SPED Fiscal, EFD Contribuições. O SPED e o Sistema Público de Escrituração Digital e basicamente, os responsáveis por acompanhar processos contábeis com isso, traçaram um plano para transformar tudo que é escrituração (documentos contábeis que toda empresa tem que entregar) em arquivo digital, indo de camada em camada. Esse processo começou em 2007.
2.1- Os SPED Contábil
O que é – ele substitui os Livros: Diário e Razão, Ou seja, em vez de fazer dois livros físicos, se faz um arquivo digital.
2.2- Definição de SPED Contribuição
O sped contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não cumulativo ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não comutatividade..
Com o advento da Lei nº 12.546/2011, arts. 7º e 8º, a e Contribuições passou a contemplar também a escrituração digital da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, incidente nos setores de serviços e industria, no auferimento de receitas referentes aos serviços e produtos nela relacionados.
Os documentos e operações das escriturações representativas de receitas auferidas e de aquisições, custos, despesas e encargos incorridos, serão relacionadas no arquivo da EFD-Contribuições em relação a cada estabelecimento da pessoa jurídica. A escrituração das contribuições sociais e dos créditos, bem como da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, será efetuada de forma centralizada, pelo