Pequenas empresas
A ética é a tendência geral hoje no mundo dos negócios é a arte do êxito sustentável e isso significa a busca do interesse global. Preocupados com a sua sobrevivência em longo prazo, muitas empresas de grandes portes e pequenos empresários estão se esforçando para conciliar seus interesses com os da sociedade maior no qual estão inseridos, criando, assim procedimentos de conduta que sejam favoráveis a todos. “Uma das coisas mais importantes da gestão de um país é a atenção que o governo e a própria sociedade dá ao conjunto de micro, pequenas e médias empresas. De acordo com Oscar Motomura (psicólogo empresarial do SEBRAE), esse conjunto de milhões de empresas é o que dá vida ao sistema produtivo da sociedade”.
.
______________________________________________________________________Oscar Motomura, Psicólogo empresarial do SEBRAE.
7
CAPÍTULO 1 Grande parte das Pequenas e Médias Empresas está atuando na informalidade, o que caracteriza uma atitude antiética com relação ao governo e com as outras empresas do mesmo setor, devido à concorrência desleal que isso acaba gerando. Os gestores dessas organizações teriam que criar a principio normas de Ética, de uma forma humanística e visão global, que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde possa tomar decisões em um mundo diversificado e independente, empreendendo ações e analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações.
As organizações precisam melhorar o ambiente de negócios nos Pais por meio de atitudes empresariais éticas socialmente responsáveis contribuindo com o desenvolvimento econômico, investindo na sua reputação como empreendimento que estabelece compromisso com a ética para que possa se destacar no mercado, ser transparente e honesto diante de todos aqueles responsáveis pelo seu crescimento.
8
CONCLUSÃO
Crescer pode ser a chave do sucesso não só da empresa, mas da sociedade