A globalização e sua influência na missão da igreja
Vimos nesta unidade que temos “o desafio de transformar as renúncias em ações positivas, concretas, na descrição de uma visão renovada e renovadora da missão cristã neste mundo em globalização”.
Tendo como base o que estudamos, elabore um texto que procure responder às seguintes perguntas:
a) O que é globalização?
b) De que forma a globalização influencia a nossa teologia?
c) Qual é a missão da Igreja neste mundo globalizado?
I – A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA MISSÃO DA IGREJA
A globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. De um modo mais simples, é um processo em que um povo pode ter acesso à cultura de outro de forma rápida e precisa.
Pode-se dizer, de uma forma figurada, que “encurtou” o mundo, permitiu que as pessoas de vários lugares do planeta interagissem entre si, tendo suas fronteiras aproximadas pelo fenômeno do avanço tecnológico em nossos dias.
O reflexo da globalização é observado em diversas áreas na vida do ser humano, nos sistemas econômicos, culturais, políticos e religiosos.
Infelizmente, o com a expansão desse fenômeno, pôde-se observar o surgimento de um imperialismo cultural globalizado, que ao invés de efetivar a proposta de motivar a intercultural idade, diálogo entre as culturas, preferiu impor seus valores, suas idéias e propostas de um modo tirânico e dominador.
Como bem esclarece a unidade por nós estudada, esse imperialismo cultural globalizado tenta reduzir as outras culturas às identidades sem formas, fracas e pouco influenciadoras, seria como “engolir” a cultura alheia impondo outra de forma dominante.
Entende-se que a Teologia em nosso país é diretamente afetada pela globalização, primeiramente de modo negativo, pelo controle dessas culturas dominantes, que aqui descobrem uma mentalidade de colônia. Vemos isso quando notamos a Igreja brasileira ser bombardeada por “Tele-evangelistas de mercado” que comercializam a fé, constroem impérios próprios, trazem uma