Crescimento e missão da igreja
Programa de Pós-Graduação em Teologia
CURSO DE MESTRADO
CRESCIMENTO E MISSÃO DA IGREJA
(Aplicação Ministerial)
DAVID FEHRMANN
Monografia apresentada ao Programa de
Pós Graduação em Teologia, da Faculdade
Teológica Batista do Paraná – Curso de
Mestrado, disciplina de Crescimento da
Igreja, Professor L. Roberto Silvado.
Novembro 2014
CRESCIMENTO E MISSÃO DA IGREJA
(Aplicação Ministerial)
Ao abordar o tema da missão da igreja diversas facetas são apresentadas. Uma das mais discutidas por ser indicativo de resultados é o seu crescimento numérico.
Apesar de ser um indicador, não pode ser considerado como primordial, uma vez que outras dimensões como o crescimento interno, entre os relacionamentos de membros, e destes com Deus devam ser considerados.
Dentro da visão de igreja local, focar a estratégia da igreja apenas no aumento de membros, sem considerar o preparo de líderes e discipuladores, e um ambiente receptivo onde se possam exercer dons e ministérios é um dos erros estratégicos a ser evitado.
Por outro lado, como atender a uma demanda crescente por estrutura física, liderança e serviços? Como alcançar uma coerência entre a palavra e a ação em um mundo globalizado e repleto de informações, necessidades e expectativas muitas vezes conflitantes?
A ética
Em sua etimologia, conforme Souza 1, a palavra ética vem do grego “ethos”, habitação ou moradia. Os gregos dão um sentido filosófico à palavra “habitação” como sendo a necessidade de morar, de organizar o espaço onde se vive.
Interpretam este sentido na busca da excelência com a reflexão no “como morar melhor”, “como habitar melhor” e quais as relações e consequências desta ação.
Para uso neste trabalho entende-se por ética, tendo o homem como sujeito, as ações / atitudes e as reflexões (do campo da consciência), que levam a uma busca constante pela excelência por uma vida melhor. Este conceito não se restringe a questão do espaço