Riscos biológicos - segurança e saúde do trabalho
Curso de Logística
Riscos Biológicos
Camila Favoreto
Caroline Duarte
Mariana Rébuli Vieira
Rafael Gottardo Marquetti
Professor Edson
Cariacica
2012
INTRODUÇÃO
Sabe-se que em todas as áreas de trabalho são encontrados diversos tipos de riscos, sejam eles biológicos, químicos, radioativos, ergonômicos, entre outros. Mas o que realmente é risco? Muitas pessoas confundem risco com perigo, entretanto, são coisas distintas, onde a diferença é que o perigo é a expressão de uma qualidade ambiental que apresente características de possível efeito maléfico para a saúde e/ou meio. Já o risco é a probabilidade de ocorrer um evento bem definido no espaço e no tempo, que causa dano à saúde, às unidades operacionais ou dano econômico/financeiro. Por exemplo, a manipulação de determinados produtos químicos ou biológicos é um perigo, mas os riscos podem ser minimizados se houver a utilização de equipamentos de proteção no manuseio e conhecimento da pessoa quanto ao que ela está em contato.
Agora, sabendo a diferença entre perigo e risco e que em todo ambiente de trabalho pode haver riscos, será explicado no decorrer do trabalho um risco específico. Falaremos sobre os Riscos Biológicos, quais as causas que podem levar a um acidente, o que pode acontecer devido ao acidente e quais as formas de prevenir esses acidentes causados por riscos biológicos.
1. Definição de Riscos Biológicos
Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. Podemos citar como ambientes de trabalho favoráveis os hospitais, as indústrias de alimentação, os laboratórios além dos que trabalham com limpeza pública.
De acordo com a NR-32, podem ser considerados riscos biológicos os vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos, onde esses riscos são subdivididos em classes: patogenicidade para o