Empresa pequena
Veículo: Revista Você S.A. - Página: 66-68 - Autor: Mariana Amaro
Data: 01/02/2015
MERCADO I \WRFC() RAZÕES PARA TRABALHAR EM EMPRESA PEQUENA Em 2015, os pequenos negócios devem ser responsáveis pela maior parte das oportunidades de emprego. Saiba por que considerar essa opção Pair Pirgiiesi elo terceiro ano consecutivo, em 2014 foram as micro e pequenas empresas que sustentaram o saldo positivo de geração de vagas no país, segundo levantamento feito pela FGV Projetos em parceria com o Sebrae.
com base nos números do Ministério do Trabalho. Conforme o estudo, de janeiro a novembro do ano passado, essas empresas criaram 799 000 postos de trabalho, enquanto as grandes fecharam 112000. No site de empregos Catho, os pequenos negócios foram responsáveis por 40% das vagas divulgadas em 2014, uma ligeira vantagem sobre as grandes (37%). É a primeira vez que isso ocorre. "Até 2013, eram as grandes que lideravam a publicação de anúncios", diz Luis Testa, diretor de pesquisa e estratégia da Catho. Em 2015,0 cenário deve se repetir. Segundo a Pesquisa de Expectativa de Emprego, da consultoria Manpower Group, com 851 companhias, 18% das micro, pequenas e médias planejam ampliar o número de empregados, intenção compartilhada por 13% das grandes companhias.
Uma das explicações para as melhores perspectivas de contratação nas empresas de menor porte está na desaceleração da economia, que faz com que as grandes empresas cortem custos. "Elas acabam optando pela terceirização de atividades, contratando pequenas e médias empresas, em vez de aumentar seu quadro", diz Ricardo Rochman, da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas.
0 economista aponta outras razões para considerar a migração para uma pequena empresa em 2015. "Elas costumam ser mais ágeis, menos burocráticas, e tendem a inovar mais frequentemente do que as grandes empresas", afirma Ricardo. l[ argumento SEGURANÇA Para Riccardo Barberis, CEO da