People's Century - Resumo
Logo em seguida, eram considerados especialistas os operários com maior força física e mais anos de experiência.
O trabalho que os artesões faziam, de montar o carro individualmente, era um processo lento e consequentemente mais caro, estando ao alcance apenas de pessoas com o poder aquisitivo maior, mesmo eles não o usufruindo do que produziam, eles se orgulhavam ao ver o resultado de seu trabalho.
Em 1908 Ford entra com uma nova visão, mudar os métodos de montagem de um carro, para aumentar a produtividade e diminuir o custo do processo, tornando o carro mais barato.
Influenciado por Taylor, Organizou e acelerou as tarefas aumentando 300% na produção. Dividiu as tarefas, tornando-as simples e repetitivas. Logo que, aonde precisava de mão de obra especializada, já poderia ser substituída por qualquer uma pessoa. Essa foi a mudança mais revolucionaria de todas.
Ford percebeu observando que em vez dos operários rodearem o carro, ele poderia criar uma linha, fazendo com que os carros passassem por eles. Através de seus engenheiros, foi criada uma rede de barulhentas esteiras. Poucos aguentavam o barulho por muito tempo, ficavam duas semanas e saiam porem isso não era um problema para Ford, pois havia muita mão de obra.
A teoria usada foi a da Administração Cientifica onde Ford aplicou os conceitos de Taylor, onde o objetivo era aumentar a produtividade. Ford teve uma estratégia, as maiorias das empresas pagavam U$ 1,00 dia, ele começou a pagar U$ 5,00 dia, para que seus operários pudessem consumir os próprios produtos. Nesse momento, os carros eram mais baratos e os operários eram bem pagos. Com isso, criou-se uma sociedade de consumo.
Ford montou a maior empresa de todos os tempo, onde era em média 80mil