COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA: A Base para o Êxito Empresarial
A presente produção textual fala sobre o processo de comunicação nas organizações, mais especificamente, nas empresas BRASKEM e CPFL e tem por objetivo esclarecer a prática de gestão utilizada para a eficiência na comunicação administrativa destas empresas.
No intuito de facilitar a compreensão, há no texto breve explanação a respeito de aspectos conceituais de procedimentos internos, governança corporativa e processo comunicativo.
DESENVOLVIMENTO
Rokermann (2014, p. 33), relata que,
Na BRASKEM há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores. Cerca de uma semana antes da divulgação trimestral do balanço, a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos. Para obter um alinhamento mais preciso, são feitos dois encontros antes do anúncio dos resultados.
Quando se divulgam os resultados anuais e é publicado o Relatório de Administração, em que está o balanço anual e as estratégias de curto e médio prazo, a interação também é estreita. A equipe de relações de investidores trabalha nos pontos a serem destacados, enquanto a de comunicação faz observações. A mensagem do presidente é feita pela diretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia para discutir o conteúdo do texto.
Diante do que foi exposto no trecho acima e em pesquisas sobre as empresas BRASKEM e CPFL, pude observar que as mesmas possuem controles internos bem definidos, ou seja, normas, procedimentos, métodos, rotinas, manuais, enfim, um