PenTor
Autores: __________________________________________
RA: ____________ __________________________________________ ____________ __________________________________________ ____________ __________________________________________ ____________ __________________________________________ ____________
Resumo
O experimento realizado tinha por objetivo estudar o movimento de um pendulo de torção que no caso apresentado, refere-se ao Período (T) do pêndulo. Também, através do experimento esperava-se obter através de cálculos o Módulo de Cisalhamento (µ) do fio, que é a razão entre a tensão do cisalhamento e a deformação provocada.
Para realizar o calculo do período, necessitou-se definir o Momento de Inércia do pêndulo para que se chegasse ao resultado, que comparado com a teoria mostrou de fato sua funcionalidade.
Para que todos esses cálculos fossem possíveis de se realizar na pratica, montou-se um pendulo de torsão com aproximadamente 50 cm de comprimento, com um fio de 0,04 cm x 20 cm e um disco de aço com 12 cm x 1,2 cm.
Palavras-Chave: Período, Torção, Momento de Inércia.
1 Introdução:
O pêndulo de torção [1] é um sistema físico que realiza oscilações harmônicas e consiste de um suporte, onde um fio com uma certa densidade linear é preso por sua parte superior e em sua parte inferior é colocado um corpo com uma certa massa. Esse conjunto realiza um movimento em torno do próprio eixo vertical. Esse movimento é obtido através da realização de um torque no disco que provoca certo deslocamento em relação ao seu ponto de equilíbrio, mas também provoca uma certa deformação no fio que resistirá dependendo de que material é feito, seu diâmetro e o seu comprimento. Assim, o fio tende a retornar ao seu estado de equilíbrio através de um torque restaurador.
2