Resumo Sociologia
Para sobreviver o homem teve que criar maneiras de lidar com as exigências básicas da vida biológica e social. Tiveram que garantir o sustento, formas de segurança, lidar com conflitos, desenvolver a inteligência, entre outros. A fim de sobreviver em seu meio ambiente de acordo com as condições necessárias. Conforme tudo foi desenvolvendo a população foi crescendo e problemas foram surgindo, e os mesmos precisam ser resolvidos.
Para isso surgiu a instituição social que é um tipo especial de estrutura cuja posição de status são organizadas para a coletividade dos membros de uma sociedade com problemas importantes a fim de resolve-los.
A primeira estrutura social duradoura na evolução humana foi, sem duvida, um sistema de parentesco. Que é um sistema d regras sobre algumas questões fundamentais e que são baseadas em valores e crenças. Por exemplo, o casamento. Outras regras que o parentesco inclui são aquelas com respeito à autoridade, sobre divisão de trabalho, família, separação e economia.
Economia é o recurso desenvolvido pelo homem para seu sustento e de sua família. Elas envolvem grandes coisas como, por exemplo, a tecnologia, capital e trabalho que reuniram recursos para produção de mercadorias e serviços. Existem vários tipos de economia como a agricultura e industrialização.
Quando as populações foram crescendo tudo foi mudando, a vida social não pode mais ser organizada informalmente ou em torno de relações de parentesco. Lideres surgiram e diziam o que era pra ser feito a fim de coordenar as atividades. O nível de produtividade econômica influenciou assim grandemente a natureza do governo e suas dimensões. Para a constituição de um bom governo surgiram elementos básicos como liderança, poder, legitimidade e estrutura de governo.
A educação se tornou uma instituição dominante apena com a industrialização ou, como é geralmente hoje, para encorajar a industrialização através da educação de massa. A educação antigamente era informal e