DOR NA BARRIGA
Autor: Pedro Pinheiro 190 Comments - Atualizado em 12 de fevereiro de 2015
2146
COMPARTILHARAM
Google+FacebookTwitter
A região abdominal é aquela que possui mais órgãos em nosso corpo, estando, portanto, sujeita a doer devido a uma enormidade de causas e doenças diferentes. A dor abdominal, chamada popularmente de dor na barriga, é muitas vezes um desafio para o médico, dada a grande quantidade de diagnósticos diferenciais possíveis.
- PUBLICIDADE -
Na maioria das vezes, a dor abdominal é um evento benigno e auto-limitado. Todo mundo já sentiu uma dor na barriga de leve intensidade, que desapareceu sem necessidade de tratamento médico. Todavia, quando a dor abdominal é de forte intensidade ou há outros sintomas associados, como febre, vômitos, protração ou diarreia sanguinolenta, a avaliação de um médico faz-se necessária.
Neste artigo vamos abordar as principais causas de dores abdominais, explicando de modo simples como tentar distingui-las.
Se você está à procura de informações sobre inchaço na barriga e sensação de excesso de gases, o artigo indicado é este: BARRIGA INCHADA | Abdômen distendido
Órgãos abdominais e pélvicos
Todos os órgãos que se encontram dentro da cavidade abdominal e da cavidade pélvica são passíveis de causar dor na barriga. Algumas vezes, órgãos na cavidade torácica também podem causar dor abdominal.
Os órgãos dentro do abdômen (abdome) são:
– Fígado.
– Vesícula biliar.
– Vias biliares.
– Pâncreas.
– Baço.
– Estômago.
– Rins.
– Supra renais.
– Intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
– Apêndice.
– Intestino grosso.
Os órgãos dentro da pelve são:
– Ovários.
– Trompas.
– Útero.
– Bexiga.
– Próstata.
– Reto e sigmoide (porção final do intestino grosso).
Nas ilustrações abaixo, mostramos os dois modos de dividirmos anatomicamente o abdômen. Esta divisão serve para facilitar a descrição e a interpretação do exame físico. Use essas ilustrações para acompanhar as explicações sobre as