Pensar e repensar
Professora: JOSIANI MOREIRA
Aluna: FABIANE GRUETZMANN DO NASCIMENTO
Pensar Repensar
1) Na sua opinião, você foi alfabetizado pela “receita de alfabetização” exposta na leitura complementar? Justifique sua resposta.
Sim, podemos afirmar que fomos alfabetizados pela “receita de alfabetização”, onde muitas das atividades eram impostas pelos professores; os alunos não podiam expressar suas opiniões, seus sentimentos. Os conteúdos eram impostos aos alunos de maneira geral, não havia nenhuma diferenciação entre os alunos, ou seja, o professor não procurava encontrar diversas formas de aplicar os conteúdos, não se importando se o aluno tivesse compreendido ou não.
2) Entreviste professores alfabetizadores a respeito do conteúdo do texto “O beabá passo a passo” (Leitura complementar). Anote e discuta em classe as opiniões.
A pauta da entrevista pode ser, por exemplo:
a) É possível criar uma receita para a alfabetização?
b) Qual a sua opinião sobre o método tradicional de alfabetizar?
c) Você aplica o construtivismo na alfabetização?
d) Você criou alguma atividade diferente para trabalhar a alfabetização? Qual?
A professora entrevistada foi a Senhora Vanderleia Terezinha Backs, na sua opinião é sim possível criar métodos de alfabetização embasados em pensadores que estudam como a criança aprende, segundo ela um bom professor deve ter conhecimento de vários métodos de alfabetização e a partir deste entendimento criar seu próprio método. A professora disse que o método tradicional de alfabetização deu certo antigamente, não podemos chegar e falar que era errado, era o método usado e que decoreba ou não as crianças aprendiam a ler ou decorar, mas que nos dias de hoje existem outros métodos mais modernos que levam as crianças a esse mundo mágico da leitura e da escrita de uma maneira mais gostosa por meio da descoberta e não da imposição, segundo a professora o bom alfabetizador