Pesquisa ação
Jéssica Maria Rodrigues Santana
Pesquisa – Ação
Professora: Luciana Buranello.
PENÁPOLIS/SP
2013
Pesquisa – Ação
A pesquisa- ação é uma metodologia coletiva, que favorece as discussões e a produção cooperativa de conhecimentos específicos sobre a realidade vivida, a partir da perspectiva do esmorecimento das estruturas hierárquicas das divisões em especialidades, que fragmentam o cotidiano. Se constituiu enquanto a prática desnaturalizadora e tem como foco principal de análise as redes de poder e o caráter desarticulador dos discursos e das práticas instituídas no convívio social. A pesquisa-ação se presta tanto às ações integradoras que levam à autorregulamentação do objeto de estudo-seja ele um grupo, instituição, movimento social ou individuo-quanto às mudanças radicais,como a contestação das estruturas.
Pesquisa-Ação Educacional
É uma pesquisa eminentemente pedagógica, dentro da perspectiva de ser o exercício pedagógico, configurado como uma ação que cientificista a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática.
Pedagogia da Pesquisa-Ação
A pesquisa-ação tem sido utilizada, nas últimas décadas, de diferentes maneiras, a partir de diversas intencionalidades, passando a compor um vasto mosaico de abordagens teórico-metodológicas, instigando-nos a refletir sobre sua essencialidade epistemológica, bem como sobre suas possibilidades como uso investigativo. O presente trabalho aprofunda reflexões sobre a pertinência e as possibilidades da pesquisa-ação como instrumento pedagógico e científico, buscando indicativos de respostas às questões: a pesquisa-ação deve ser essencialmente uma pesquisa intencionada à transformação participativa, em que sujeitos e pesquisadores interagem na produção de novos conhecimentos? Deve assumir o