pesquisa ação
CERATI, T. M; LAZARINI, R. A. M. A pesquisa-ação em educação ambiental: uma experiência no entorno de uma unidade de conservação urbana. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 383-392. ISSN 1980-850X.
MACKE, J. A. A pesquisa ação como estratégia de pesquisa participaiva. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELO, R.; SIVA, A. B. Pesquisa em Estudos Organizacionais. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 207-239.
NOVAES, M. B. C.; GIL, A. C.. A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online) [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 134-160. ISSN 1678-6971.
Resenha Pesquisa ação
O capítulo 7 do livro ‘Pesquisa em Estudos Organizacionais’ nos apresenta a pesquisa ação como estratégia de pesquisa aplicada de natureza participativa, “ a pesquisa-ação é uma estratégia de pesquisa participativa, uma concepção de pesquisa intervenção que utiliza a participação para promover os processos de mudança” (p.208). Esse método de pesquisa serve para buscar soluções coletivas a determinado problema dentro de um contexto de mudança planejado. O interessante é que esse método considera, ao mesmo tempo, processo de pesquisa e de intervenção (ação). Macke (2006) nos esclarece que embora haja diferentes terminologias relacionadas à pesquisa-ação como ‘pesquisa participante’, pesquisa-ação participante’ e ‘ciência da ação’, ela optou nesse trabalho a definição de a pesquisa ação como sinônimo de pesquisa participante. Não obstante, há autores como Novaes e Gil (2009) que distingue a pesquisa participante de outras modalidades. O artigo “A pesquisa ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração” demonstra outras modalidades de pesquisa que apresentam conexão com a pesquisa participante, a citar: observação participante, pesquisa ação, pesquisa participante, pesquisa ação