Pensamentos
O Socialismo, sua proposta em si, já circulava no imaginária político europeu no início do século XIX (1810-1830), tal qual como o socialismo utópico. O mesmo pregava reformas que, em vez de programas reais de transformação da sociedade da época, propunham projetos ideais para a construção da sociedade futura, daí denominarem-se seus seguidores, socialistas utópicos, representados por Saint-Simon, Fourier e Robert Owen.
Entretanto, o Socialismo Científico veio com Karl Marx e Friedrich Engels. O primeiro procurou entender a dinâmica econômica e política da sociedade, procurando meios de como transformá-la. Sua conclusão veio através de um projeto revolucionário para a sociedade. Em si ela daria a partir de uma transformação de uma Sociedade Capitalista para uma sociedade Igualitária.
Para entendermos a razão dessas propostas, devemos entender a sociedade da época, meados do século XIX.
1) A Sociedade
O Ano era 1848. Uma forte crise econômica teve início anos anteriores e se aprofundou nos anos seguintes, entre 45 e 46. Nesses dois últimos anos, houve uma série de péssimas colheitas causadas pela seca e por pragas que atingiram as plantações de batatas. As dificuldades do setor agrícola provocaram a ruína de muitos camponeses e o aumento do preço dos produtos, atingindo também as indústrias, que tiveram superprodução devido à ausência de poder aquisitivo da população para comprar os produtos manufaturados. As falências, as greves e o desemprego generalizaram-se ( ITAUSSU)
A Europa na época vivia a ebulição da Segunda Revolução Industrial. As grandes indústrais consolidavam-se, a classe operária surgia e com ela as reivindicações de melhores condições de trabalho, já que as mesmas eram precárias na época, tendo relatos de crianças trabalhando, grávidas tendo a luz em pleno chão de fábrica, homens perdendo braços em máquinas e horários de quase 14 horas ininterruptas de labor.
Em 1848, na França, inicia-se um movimento que se alastra por