Pensamento e Lingualgem
Pensamento ou a cognição (O que é cognição? São as atividades mentais associados ao pensamento, ao conhecimento, à lembrança e a comunicação.
), refere-se a todas as atividades associadas ao processamento, conhecimento, recordação e comunicações. O psicólogo cognitivo estuda essas atividades, incluindo os meios lógicos e as vezes ilógicos pelos quais criamos os conceitos.
(Os conceitos são agrupamentos mentais de objetos, eventos, ideias e pessoas semelhantes). Imagine a vida sem conceitos, seria preciso um nome para cada objeto ou ideia. Não poderíamos pedir uma criança pra jogar a bola, porque não haveria o conceito de jogar ou de bola. Para simplificar ainda mais as coisas, organizamos os conceitos em hierarquias de categorias. Uma vez que as categorias existem, nós a utilizamos com eficiência. E formamos os conceitos por definição, no entanto, formamos nossos conceitos desenvolvendo protótipos.
( uma imagem mental ou melhor exemplo de categoria. Corresponder novos itens a um propósito é um método rápido e fácil para ordenar as coisas em categorias.) quanto mais algo se assemelha ao nosso protótipo de um conceito, mais nós o reconhecemos como um exemplo desse conceito. pintarroxo e um pingüim atendem á definição de pássaro, mas concordamos mais rapidamente que uma andorinha é um pássaro do que o pingüim.
Se nos afastarmos dos protótipos, os limites entre as categorias podem se tornar incertos. O tomate é uma fruta? A baleia é um peixe ou um mamífero? É uma imagem mental que facilidade a organização das coisas na nossa mente.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Que estratégias nos auxiliam a resolver os problemas e quais obstáculos nos atrapalham?
Qual o melhor caminho para fugir de um engarrafamento? Como devemos lidar com as críticas? Como entrar em casa sem as chaves?
Alguns desses problemas são resolvidos pelo método de tentativa e erro.
Para outros problemas usamos algoritmos ( procedimentos passo a passo que garantem uma solução).