Pensamento sistêmico
No Pensamento Sistêmico a organização deve ser vista como um todo e não isoladamente. É necessário que se entenda como as forças e os elementos estruturais de um sistema interagem em busca de um objetivo comum. Senge (1990) afirma que o Pensamento sistêmico é a quinta disciplina (1º Domínio Pessoal, 2º Modelos Mentais, 3º Visão Compartilhada e 4º Aprendizado em Equipe), aquela que integra as outras, fundindo-as em um corpo coerente de teoria e prática, permite mudar os sistemas com maior eficiência e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico, ou seja, é a capacidade que um Líder adquire para avaliar os acontecimentos ao seu redor e suas possíveis implicações, conseguindo assim criar soluções para um determinado problema. Um dos maiores problemas para a criação e manutenção do Pensamento sistêmico e a alta rotatividade das empresas na atualidade.
Foi desenvolvido por uma empresa automotiva americana o Método de resolução de problemas em equipes 8D, este método foi desenvolvido baseando-se no processo de analise de problemas desenvolvido por Benjamin Tregoe nos anos 60, é feita uma analise sistêmica de possíveis causas de um problema e as várias formas de corrigi-los definitivamente, este método possui 8 etapas, mas em alguns casos não é necessário que se siga todos os passos, este processo é utilizado até hoje pela NASA – Agência Espacial Americana.
Muitos Lideres se esquecem de que toda ação que tomarem irá gerar implicações e conseqüências, por esse motivo é necessário que tenham visão sistêmica, ou seja que analisem suas ações como um todo. O pensamento sistêmico implica em conhecer a organização, se o Líder ao se deparar com um problema coloca em prática a visão sistêmica irá abrir um leque de possibilidades para chegar a resolução das causas que levaram ao desenvolvimento deste problema, minimizando assim as possíveis implicações para a