Pensamento sistemico
Para sintetizar as idéias comuns a várias disciplinas, a Teoria dos Sistemas Gerais, foi formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding e pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, por volta de 1950 . De acordo com Caravantes, sistema pode ser definido como “qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, inter-atuantes ou inter-dependentes, dotada de um objetivo” . Já segundo Andrade, citando Bellinger, sistema é “uma entidade que mantém sua existência através da interação mútua entre suas partes” Ainda segundo esse autor, um sistema não pode ser caracterizado apenas pelas partes que o compõem, mas principalmente pelas inter-relações entre elas, que seriam responsáveis pelas características do todo.” .
Boulding agrupou e hierarquizou os sistemas segundo sua complexidade, dividindo-os em oito níveis: No primeiro situam-se os estáticos, compostos por estruturas como os átomos em uma fórmula molecular. No segundo encontram-se os sistemas dinâmicos simples. No terceiro há os sistemas cibernéticos simples, o que implica na comunicação e integração de informação, permitindo ao sistema regular-se e manter determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecido. A partir do quarto nível encontram-se os sistemas abertos, onde aparece a vida. Nos níveis seguintes, encontramos os reinos vegetal e animal. No sétimo nível há o ser humano e no oitavo encontramos a organização social.
No caso das organizações sociais, a exemplo das empresas, estas poderiam ser definidas como um conjunto de papéis enfeixados em