Pensamento sistemico e liderança situacional
Diretor de Sustentabilidade da Natura, Marcos Vaz é responsável pelas áreas de sustentabilidade, Assuntos Regulatórios, Auditoria de Sistemas de Gestão, Segurança de Produtos e Cosmetovigilância. É ele quem explica como a empresa procura colocar em prática, em toda a sua cadeia produtiva, a preocupação com as questões socioambientais, atitude que a levou a se tornar referência na área empresarial em gestão sustentável.
Em entrevista a Senac & Educação Ambiental, o diretor de Sustentabilidade da Natura, Marcos Vaz, revela como a empresa coloca em prática os valores socioambientais que defende, e revela os principais desafios para reduzir a sua pegada ecológica.
ENTREVISTA
verdeS&EA – A Natura exige de seus fornecedores o cumprimento de várias exigências (selos, certificações, normas técnicas, etc.) incomuns para a maioria das empresas do país. Que critérios foram adotados para a formulação dessas exigências e em que medida isso determinou efetivamente mudanças nas rotinas desses fornecedores?
MV – Em 2004, criamos o Qlicar (Q=Qualidade; L=Logística; I=Inovação; C=Competitividade; A=Atendimento; R=Relacionamento), para assegurarmos qualidade na aquisição de matérias-primas, produtos e serviços de nossos fornecedores, bem como para a avaliarmos critérios relacionados à responsabilidade