Trabalho economia
a) Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem.
b) Liderança Situacional.
3.1 - Desenvolvimento
O pensamento sistêmico e liderança juntos podem conduzir uma corporação com muito mais eficiência, se o líder usar o pensamento sistêmico para resolver problemas e atuar nas causas raiz para enxergar os problemas como parte de um todo e não isolados para mudar a realidade, ter visão de organização, ter capacidade de identificar e entender as forças e os elementos estruturais e sua interação. O pensamento sistêmico como afirma Senge ( 1990) é a quinta disciplina que integra todas as outras se fundindo em coerência de teoria e prática.
Uma organização sem liderança será apenas uma confusão de máquinas e pessoas, liderança é o processo de influenciar pessoas onde as mesmas sintam-se livres, um líder transforma uma organização em uma verdadeira instituição para produzir resultados. Líderes podem transformar membros de sua equipe em verdadeiros profissionais o contrário também é verdade, líder; é uma pessoa comum com atitudes comuns mas dele se espera ações que transformem pessoas e ambientes.
As empresas sempre precisam de pessoas para comandar e administrar suas atividades, muitas dessas atividades independe de líderes naturais desde que os resultados sejam esperados. Nos estudos de Drucker ( 1996) o líder tem que gerenciar a si próprio. Na verdade lidera o outro quem lidera a si mesmo, quem ganha confiança de sua equipe e com ela obtém os resultados esperados.
Estilos de liderança
São vários os estilos, mas vamos nos fixar nos estilos democrático, autocrático e situacional.
Liderança autocrática a ênfase é no líder, enquanto a liberal é nos subordinados. A liderança democrática a ênfase é tanto no líder como nos subordinados. A liderança autocrática é centrada no chefe. Não temos como definir qual estilo é o