PENSAMENTO ECONOMICO
Resolução das Atividades
01 – Consistia nas seguintes condições:
Os Mercantilistas acreditavam que para um pais ser rico ele deveria exportar o maximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época os pagamentos eram em ouro e para os mesmos um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros paises. Já os fisiocratas acreditavam que o unico meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades nao agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (materia-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de m materia prima.
02- O mais destacados do enconomista da época fo Adam Smith e suas principais idéias eram ter como aliado o trabalho humano como principal causa de riqueza das naçõe, uma iniciativa de mercado livre,especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade a teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.
03- A teoria das vantagens comparativas explica por que o comércio entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui. O seu principal autor foi David Ricardo.
04- Com a Lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda, pois a dinâmica econômica se dá sob a ordem da produção: tudo que for produzido gerará uma demanda suficiente para absorver estes produtos. Ao gerar mais produtos emprega mais pessoas, aumentando o nível e renda da população e com isto o consumo aumenta. Já o princípio de Keynesiano,diz que o papel do Estado é fundamental para a regulação da lógica de