Idade media
Sua economia era baseada na agricultura existiam moedas na Idade Média, mas eram pouco eram usadas. As trocas de artigos e produtos era prática comum na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois terra significava poder. O artesanato, também era praticado na Idade Média. A produção era pequena, pois os trabalhos agrícolas eram bem rudimentares . O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
A sociedade da idade média era extremamente teocêntrica, a aliança política de maior importância dessa época era o clero, o poder ideológico, o poder exercido por essa instituição que era a igreja católica. Deus é centro de tudo, ninguém é maior do que Deus, tudo foi designado por ele e tudo é conduzido por Deus. Sua visão era teocêntrica, A vida do homem medieval implicava com sua aldeia, tinha medo do novo e desejava a eternidade do mundo. Sendo legítimo, abençoado, capacitado contra o pecado para garantir a salvação.
A era medieval que se estendeu por mil anos desde a queda do império romano ate a renascença.
A política na Idade Média foi influenciada pela filosofia grego-romana, pela religião cristã e pelo islamismo.
Do século V d.c., o império Romano sofreu grandes ataques dos povos Bárbaros, das guerras entre esses povos invasores e os romanos nasceu uma nova construção da vida social na Europa, que obedece ao período medieval.
Com o abatimento do Império Romano, em virtude, de grande parte, das conquistas germânica, a igreja, se manteve como instituição social. Solidificou sua organização religiosa e espargiu o cristianismo.
Com o crescimento e a grande influencia religiosa, a Igreja desempenhava respeitável função na política da sociedade. Era dona