escola
Linguagem e Realidade
Tópico de estudo
Percepção crítica das manifestações linguísticas: atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e privadas.
Entendendo a competência
Competência 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
Você consegue imaginar um ser humano que viva totalmente isolado, sem comunicar-se de forma alguma? Difícil pensar, não é? Essa questão está na origem de histórias como a do menino-lobo – Mogli. É provável que você tenha visto o filme ou lido alguma versão dessa história. Mas, para além da lenda, há notícias de crianças que cresceram sem contato humano e que, levadas para o convívio de pessoas, não mais conseguiram desenvolver plenamente comportamentos, linguagens e sentimentos humanos. A convivência e a interação com outros da mesma espécie são essenciais para o próprio desenvolvimento das pessoas como seres humanos. E a linguagem é que possibilita a interação e a convivência.
Desvendando as habilidades
Habilidade 2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
Essa habilidade propõe uma perspectiva crítica que, entretanto, não pode apagar os traços positivos dos sistemas de comunicação para a construção de uma sociedade equilibrada. O sistema informativo, por exemplo, pode traduzir valores e crenças específicas na transmissão de uma notícia, embora seja essencial para que se forme uma visão mais ampla de mundo.
Habilidade 4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
Você viu que um sistema de comunicação é operado por enunciadores que, consciente ou inconscientemente, manipulam os diversos mecanismos linguísticos com um objetivo específico. A sociedade de consumo, competitiva por excelência, pode levar os operadores dos