Pensamento crítico e argumentação sólida
O que é pensamento crítico?
“Pensar criticamente é decidir racionalmente no que acreditar ou não acreditar”. Uma outra razão para se desenvolver um pensamento crítico é a necessidade de não ser manipulado.
“...serve para evitar que sejamos manipulados.” [pag. 206]
É pensar independentemente, é fazer um uso do racional do nosso pensamento para poder entender os argumentos e opiniões.
Qual origem do pensamento crítico?
“Pensamento crítico não é algo que nasce de berço. Temos que aprendê-lo...
“...precisamos melhorar a capacidade de pensamento racional e potencializar o nosso bom senso.”[pag. 207]
Nós não nascemos com um pensamento crítico, temos que aprendê-lo.
Quando desenvolver o pensamento crítico? “Isto sugere uma postura ativa das crianças, nas quais sejam incentivadas a perguntar, questionar, experimentar, testar, enfim, uma postura de se envolver na construção de suas visões do mundo.”
“A idéia básica aqui é substituir a tradicional "memorização de fatos" pelos procedimentos ativos de investigação e resolução de problemas. O pensamento é algo que é movido por questões, e não por respostas.”
[pag. 208]
O melhor é momento é quando criança através de ações e interações.
“Criticar somente para ser "da oposição" não é saudável. Critica-se quando se reconhece alguma falha, quando somos capazes de dizer por que pensamos de forma diferente ou quando a exposição do oponente não ficou clara.”[pag. 209] Diferenciar pensamento crítico e pensamento “crica” é ideal.
Voltando às frases dos livros de auto-ajuda
“Alguns desses livros têm como objetivo “vender” uma noção difícil de ser verificada ou contradita: a do “poder da intuição”, ou “poder da mente”.
“Confiar cegamente na intuição é equivalente a colocar-se à mercê de potenciais fracassos...
Um festival de alegações problemáticas
Trecho 1
"O que você irá ler nas próximas páginas resulta de estudos e pesquisas fundamentados na mais