Peneiramento
Peneiramento
06/01/2015
Introdução
A peneira é um método de separação muito utilizado em muitas áreas. Desde a época em que se procuravam minérios, até grandes indústrias. Devido ao seu fácil manuseio, junto da sua eficiência e custo, a peneira se tornou uma das principais operações unitárias. Com o passar do tempo, desenvolveram-se novas tecnologias, o que possibilitou a criação de peneiras mais específicas para determinadas tarefas, como por exemplo, a peneira estática, que é muito utilizada no tratamento de efluentes em muitas empresas.
Apesar de ser muito simples, a peneira possui um papel muito um importante num processo de separação. Se o material que está sendo separado atender as necessidades da peneira, isto é, granulados com tamanhos distintos, possibilitará a segregação de uma boa parte do material não desejado, o que tornará mais fácil o processo de separação do material restante para as outras operações unitárias, caso seja necessário.
Definição Peneiração é o processo unitário que faz parte de processos físicos de separação, isto é, permite separar misturas homogêneas ou heterogêneas, no caso da peneiração, só é possível separar misturas heterogêneas em relação ao tamanho das partículas. Neste processo, são separados sólidos (grãos) utilizando a força da gravidade como principal fator de separação, baseando-se apenas no tamanho dos grãos como fator de separação. A separação ocorre através das malhas (aberturas), que podem variar a forma dependendo do tipo de grão que está sendo separado, junto com força da gravidade, fazendo com que os grãos menores passem pela peneira, enquanto os maiores fiquem retidos. Além desta estrutura, é importante que haja agitação para o bom funcionamento da peneira, pois os grãos maiores, que deveriam ficar retidos, podem impedir a passagem dos grãos menores, que deveriam passar pelas malhas.
Este processo consiste na separação de sólidos em