Peneiramento
O peneiramento é um dos métodos mais antigos na área de processamento mineral, até hoje, é usado com aplicação comprovada numa variedade de indústrias e nas mais diferentes áreas. Na área mineral, o peneiramento foi concebido pelo homem tentando separar ou limpar os metais que precisava pois os minerais de interes encontram dispersos na natureza ou em entidades separadas (minérios), por exemplo, as partículas de ouro nativo em rochas silicosas ou combinadas com sulfetos.
Industrialmente, define-se peneiramento como sendo o processo de classificação de um material granular pelo tamanho das partículas em duas ou mais frações, mediante uma ou, mas superfícies perfuradas.
Apesar que existem uma grande variedade de equipamentos para peneiramento, são poucas as inovações tecnológicas incorporadas aos mesmos.
Classificação: na terminologia convencional da preparação dos minerais, significa separação em função dos tamanhos, ou seja, a separação dos fragmentos ou partículas em classes (valores discretos), cada classe compreendendo os tamanhos que estejam entre dois limites definidos, podendo ou não tais limites pertencer a uma escala granulométrica convencional .
Os objetivos do peneiramento é preparar o material para a venta ou para um processo a seguir, é um método de análise físico (granulométrica) para o controle da eficiência de outras operações básicas como é a britagem, moagem, concentração e flotação de minérios, também o peneiramento determina o valor (importância) do produto para algumas aplicações específicas. Por exemplo, o peneiramento do carvão representa a base para sua classificação e venta, a padronização da areia e britas que em tamanho e misturas adequadas podem conseguir-se altos níveis de resistência físico-química, a velocidade de reação de um corpo sólido e um fluido depende da superfície da partícula sólida e, a limpeza por peneiramento de excesso de finos aumenta a eficiência na moagem de minérios. Aplicações do peneiramento *