PENDULO SIMPLES
Ivomar Junior– 13102113 – CIV131NA_SA2
JosuéDell’OrtoGottardi – 13101926 –CIV131NA_SA2
Marcel Nascimento Rosa –13100138–CIV131NA_SA2
Marcelo de Amorim Rosa– 13100313 –CIV131NA_SA2
Faculdade Brasileira – MULTIVIX Vitória
Prof.Farley Correia Sardinha
Resumo: Este experimento consistiu na aplicação de uma massa suspensa por um fio sem massa e inextensível de comprimento, esta descreve um Movimento Harmônico Simples para pequena amplitude, com variação da amplitude, massa, e o comprimento do fio, veremos como se comporta o período, a freqüência e as oscilações e calcular a gravidade através de dados obtidos.
Palavras chave: Pêndulo, Movimento Harmônico Simples, Oscilações.
Introdução:
Um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório.
Ele é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o odelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples. O pêndulo simples consiste de uma partícula de massa m suspensa por um fio sem massa e inextensível de comprimento L Afastada da posição de equilíbrio, sobre a linha vertical que passa pelo ponto de suspensão Q, e abandonada, a partícula oscila com amplitude A. Se a amplitude é pequena, a partícula descreve um Movimento Harmônico Simples (MHS) num referencial fixo no ponto de suspensão.
Quando afastamos a massa da posição de