pendulo magicos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TÍTULO: PÊNDULOS MÁGICOS
GRUPO DE TRABALHO
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA CAMPOS: UNIP LIMEIRA
INTRODUÇÃO O pêndulo nada mais é do que um objeto suspenso por um cordão, preso pelos dedos indicador e polegar ou em um cabo sendo que seu peso pode ser latas, caixas ou ate pequenos objetos.
CONCEITOS
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório.
Sabendo que:
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico). Derivada dessa grandeza, existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo específico. A unidade da frequência no SI é o hertz, equivalente a um ciclo por segundo(1/s)
SUMÁRIO
Introdução (2,)
Desenvolvimento (3, 4, 5, 6 e 7)
Discussão e resultados (8)
Conclusão (9)
Referências Bibliográficas (10)
DESENVOLVIMENTO
O fenômeno físico ilustrado nessa experiência chama-se ressonância. Uma pequena e imperceptível oscilação dada à haste por suas mãos pode provocar fortes oscilações