Série de risco
Por: Jessica Almeida Mendes de Oliveira. Thalyta Brandão. Ronie Araujo.
Curso técnico de segurança do trabalho. Silva e Souza.
Professor: Hilmar.
Série de risco (SR)
Consiste na relação de todos os ricos capazes de contribuir para o aparecimento de danos. A relação apresenta os seguintes tipos de riscos:
- Risco inicial- originário, figurado no começo de série.
- Risco principal- que pode causar morte, lesão e degradação da capacidade funcional aos trabalhadores, danos e equipamento, veículo, estruturas, perda de material, etc.
- Riscos contribuintes- todos os outros riscos que compõem a série.
Uma vez obtida a série, cada risco é analisado em termos de possíveis inibições a cada caso. ( Veja a seguir uma esquema representativo da série de riscos. )
BENEFÍCIOS E RESUL’TADOS: Descrição do fenômeno, determinação de um elenco de inibições, determinação de causas remotas ou iniciais da sequência. TÉCNICA DE INCIDENTES CRÍTICOS (TIC)
OBSERVAÇÕES: Indicado na analise de acidentes. Bom potencial para analise “A PRIORI”, como prevenção de fatos catastróficos. Simplicidade que permite o envolvimento de pessoal operacional qualificado e administrativo. João estava furando um cano. Para executar o serviço se equilibrava em cima de umas caixas em forma de escada. Utilizava uma furadeira elétrica portátil. Ele já havia feito vários furos e a broca estava com fio gasto; por esta razão João estava forçando a penetração da