Penal - Agravo de instrumento contra decisão que negou seguimento a recurso
........................................., nos presentes autos de Recurso Especial Criminal nº ...., em face da decisão de fls. .... e ...., vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar AGRAVO DE INSTRUMENTO, com esteio no art. 522 e seguintes do Código de Processo Civil e demais dispositivos aplicáveis, pelos aspectos fáticos e jurídicos que em apartado passa a expor:
"Ex positis", requer seja reformada a decisão agravada na oportunidade do juízo da retratação, em assim não ocorrendo, após as formalidades de estilo, requer seja julgado o presente recurso ao tribunal ad quem.
Nestes termos
Pede deferimento.
...., .... de .... de ....
..................
Advogado
RAZÕES DE RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO
Agravante: ....
APELAÇÃO CRIMINAL Nº ...., da .... Vara Criminal de ....
A decisão agravada nega seguimento ao recurso com base na inexistência de transcrição integral de acórdãos que demonstrem a divergência jurisprudencial havida.
Ocorre, porém, que o translado das ementas dos referidos acórdãos, por si só, já caracteriza a divergência como exigida, dispensando assim a transcrição na íntegra dos acórdãos, o que seria em demasiado formalista e não alteraria a essência de tal demonstração, conseguindo-se, desta forma, alcançar o objetivo desejado.
As ementas citadas cumpriram com o seu objetivo de demonstrar divergência jurisprudencial, visto que estas reproduziram fiel e inequivocamente os seus respectivos acórdãos em seus conteúdos fundamentais. Senão vejamos:
Neste sentido, tem-se o pensamento de SAMUEL MONTEIRO:
"Todavia, além da decisão sábia, contrária a esse formalismo, cabe aqui ponderar que: b) outras vezes, do paradigma só é relevante a própria ementa, quando traduz com precisão o tema relevante do acórdão; c) dentro desse contexto, que